A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da Vigilância Epidemiológica (VIEP) da Secretaria de Saúde, informa à população que a vacinação contra a Influenza (gripe) já está disponível nas unidades de saúde da zona urbana e rural do município. A campanha segue as diretrizes da Estratégia Nacional de Vacinação contra a Influenza 2025, elaborada pelo Ministério da Saúde.
A vacina trivalente oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra três tipos de vírus: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A imunização é essencial para a redução de complicações, internações e óbitos decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, principalmente entre os grupos mais vulneráveis.
A vacina estará disponível de forma contínua ao longo do ano, tanto para o público-alvo da rotina quanto para os grupos prioritários:
Público da Rotina:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
Gestantes
Idosos com 60 anos ou mais
Grupos Prioritários Especiais:
Puérperas
Quilombolas
Pessoas em situação de rua
Trabalhadores da saúde
Professores do ensino básico e superior
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Profissionais das Forças Armadas
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte coletivo e portuários
Trabalhadores dos Correios
População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
Pessoas com doenças crônicas ou outras condições clínicas especiais
Para receber a vacina, é necessário apresentar: documento de identificação (RG ou certidão de nascimento), CPF ou Cartão SUS, carteira de vacinação (adulto ou infantil), comprovante de vínculo profissional ou laudo médico, conforme o grupo prioritário. A vacina não é indicada para crianças menores de 6 meses de idade e para pessoas com histórico de reação anafilática grave a doses anteriores do imunizante.
A administração pública reitera a importância da imunização como forma de proteção coletiva e convida todos os teixeirenses dos grupos prioritários a procurar a sala de vacinação mais próxima e garantir sua dose.