Na última segunda-feira (28), o Ministério do Turismo – MTur divulgou o novo Mapa do Turismo Brasileiro e o município de Teixeira de Freitas encontra-se na categoria B.
Os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios a partir de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster. Elas deram origem a cinco categorias (A, B, C, D e E) diretamente relacionadas à economia do turismo.
Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis, entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens
Dessa forma, dentre as cidades de Zona Turísticas da Costa das Baleias, Teixeira de Freitas se destaca pela quantidade de empregos em estabelecimentos de hospedagem. Confira a tabela completa:
De acordo com a diretora de Desenvolvimento Econômico, Empresarial e Turismo, Maxsoely Brito, “Teixeira de Freitas se mantendo na categoria B, tem a possibilidade de acessar um teto de até R$ 500 mil/Ano para eventos ou infraestrutura turística”.