A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a coleta de amostras de exames laboratoriais descentralizada com objetivo de diminuir filas e aproximar os serviços da comunidade. O serviço é realizado em parceria da Atenção Básica e Laboratório Municipal de Referência Regional Nova Filosofia (Lacen). Estas novas medidas são para pacientes que foram atendidos a partir de 3 de novembro, os anteriores ainda precisam se encaminhar ao Lacen.
Nesta terça, 9, a Secretária Municipal de Saúde Cristiane Silva destacou que já houve um atendimento de 106 pessoas: “A média de exames coletados foi de 850, mostrando que havia de fato uma demanda grande nos bairros desta área da cidade. Na próxima quinta daremos continuidade a esta ação que certamente irá facilitar o acesso das pessoas e garantir mais dignidade à população”.
O diretor de Atenção Básica Danilo Fernandes reforçou o objetivo desta iniciativa: “Este foi um pedido do nosso prefeito Dr. Marcelo Belitardo com para aproximar os serviços de saúde da comunidade e pensando nas pessoas que moram longe do Lacen possam ter acesso de forma mais humanizada”.
A região Leste do município tem agora um posto de coleta descentralizado do Lacen para atender os bairros Caminho do Mar, Nova América, Castelinho, Residencial Castelinho, Jerusalém, Novo Jerusalém e Monte Castelo.
A chefe da divisão do Laboratório Daniela Siquara aponta que a gestão tem trabalhado para facilitar o acesso das pessoas aos serviços e que essa descentralização é um dos passos do processo: “Vamos iniciar essa coleta no Castelinho duas vezes por semana e avaliar o andamento para poder fazer os ajustes necessários e implementar outras medidas”.
Os exames agendados nessas unidades serão referenciados para serem colhidos no:
Residencial Castelinho
das 7h às 10h30
Terças e Quintas-feiras