Teixeira de Freitas teve sua maior nota em série histórica no ranking do Previne Brasil, modelo de financiamento da Atenção Primária que estabelece uma série de critérios para que o município garanta o recebimento de recursos federais. Com a nota 7,43, Teixeira de Freitas se encontra em 4º lugar entre os dez maiores municípios da Bahia.
Melhoria na oferta de serviços de atenção primária, o aumento da cobertura vacinal e o acompanhamento de gestantes e crianças são alguns dos indicadores do Previne Brasil, que influenciam no investimento de recursos, por parte do Governo Federal, para a melhoria da Atenção Primária à Saúde — fundamental para o bem-estar da população.
O desempenho positivo de Teixeira de Freitas pode ser exemplificado: mais de 503 mil visitas realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), mais de 193 mil consultas por médicos e enfermeiros, mais de 600 mil procedimentos realizados nas 43 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e cerca de 143 mil pessoas visitadas e cadastradas na cobertura de Estratégia Saúde da Família (ESF); através de 580 profissionais (dentre eles 78 técnicos de enfermagem, 53 enfermeiros, 43 médicos e 262 ACS).
Importante destacar que o Núcleo de Educação Permanente (NEP) prossegue com capacitações que qualificam esses profissionais, visando a melhoria e a ampliação do cuidado já ofertado. “Nossa excelente performance nos indicadores do Previne Brasil se deve ao serviço prestado e pela dedicação diária da equipe da Atenção Primária em cuidar da nossa cidade”, celebrou Danilo Fernandes, secretário de Saúde. “Aproveitamos essa conquista como motivação para alcançar novos patamares e continuar a fazer a diferença na vida dos teixeirenses”.