A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas ofertou, entre os dias 07, 16 e 17 de novembro, um treinamento com recepcionistas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município sobre a humanização do atendimento aos usuários da rede pública de saúde. O evento foi organizado por Renata Melo, enfermeira e responsável pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) e Apoiadoras Institucionais da Atenção Básica.
Durante a ocasião, foram debatidos tópicos como qualificação do atendimento, dificuldades encontradas a partir de experiências pessoais e a importância dos recepcionistas enquanto integrantes da Rede de Atenção Básica, porta de entrada da rede de saúde – visto que são os profissionais de primeiro contato com os pacientes.
“Para além de aspectos técnicos, é extremamente necessário que possamos aperfeiçoar o caráter social do atendimento na área da saúde, considerando as particularidades de cada caso e buscando acolher o paciente da melhor forma possível”, destacou Renata, que também ministrou a capacitação.