Logotipo da Prefeitura de Teixeira de Freitas
Portal da Transparência

Prefeitura intensifica aplicação da vacina contra a dengue em Teixeira de Freitas


9 de abril de 2025 - 08:57 | Imprimir
(Foto: Junior Origem)

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da Vigilância Epidemiológica (VIEP) da Secretaria de Saúde, inicia nesta quarta-feira (09) a Semana de Intensificação da dose 1 (D1) da Vacina contra a Dengue, voltada para crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias. A ação segue até o dia 16 de abril e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal do público-alvo e fortalecer a prevenção da doença no município. 

Neste mesmo período, a Secretaria de Saúde faz uma convocação para que aqueles que iniciaram a vacinação com uma dose, façam a segunda dose para completar seu esquema.

O esquema vacinal do imunizante contra a dengue é composto por duas doses com três meses de intervalo entre elas.  É imprescindível completar a imunização para atingir a eficácia desejada. Por isso é tão importante que os esquemas iniciados sejam completados o mais brevemente possível.

A vacina está disponível em todas as salas de vacinação da zona urbana. Para receber a dose, é necessário apresentar o cartão do SUS e a caderneta de vacinação. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal.

Requisitos para a vacinação:

Ter entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias;

Não ter tido dengue nos últimos 6 meses;

Estar acompanhado por responsável, no caso de menores de idade.

A dengue é uma infecção viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, com potencial para evoluir para formas graves e causar óbitos. Como ainda não há tratamento específico, a vacinação é uma medida essencial de proteção, especialmente para as faixas etárias mais suscetíveis.

A vacina é segura, gratuita e disponibilizada pelo SUS, com o intuito de reduzir casos graves, internações e óbitos pela doença. A Prefeitura reforça o compromisso com a saúde pública e convoca os pais e responsáveis a levarem seus filhos para se vacinarem.

Pular para o conteúdo