A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, divulga o calendário de vacinação contra a covid-19 desta semana. Além dos grupos que já estavam incluídos temos o acréscimo de outros 4 grupos seguindo orientações do Ministério da Saúde e da Comissão Intergestores Bipartite, sendo eles:
Grupo 1 – Pessoas com transtornos intelectuais permanentes, moderados ou graves com 50 anos ou mais;
Grupo 2- Pessoas de Comorbidades com 50 anos ou mais (Para as pessoas com Síndrome de Down, Transplantados e Imunossuprimidos a faixa etária é 18 a 59 anos). Na Bahia este grupo passa a ser denominado Grupo de Portadores de Doenças Crônicas e Condições Clínicas Especiais (ver quadro).
Grupo 3 – Gestantes e puérperas portadoras de doenças crônicas e/ou comorbidade de 18 a 59 anos;
Grupo 4- Pessoas com Deficiência Permanentes cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), por ordem decrescente de idade de 59 até 18 anos.
Nesta terça-feira (11) serão imunizados trabalhadores da Força de Segurança e Salvamento e trabalhadores da educação do ensino regular que tenham mais de 40 anos ou mais. Motoristas e cobradores de transporte coletivo rodoviário urbano, com mais de 50 anos também receberão a dose, que será ofertada em frente a UFSB no período de 08h às 11h30 da manhã e serão disponibilizadas 400 doses.
Na quarta-feira (12) será ofertada vacinação de dose 1 para pessoas com 60 anos ou mais nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS): Bela Vista 3, Castelinho, Centro Diagnose, Complexo Ubirajara e Teixeirinha das 07h às 10h30.
Na quinta-feira (13) haverá drive thru na UFSB de dose 1 para pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais com 50 anos ou mais ( exceto pessoas com Hipertensão Arterial Resistente e diabéticos), gestantes e puérperas com comorbidades com idade entre 18 e 59 anos, portadores de deficiência cadastrados no Programa BPC, com idade entre 18 e 59 anos. O drive acontecerá das 08h às 11h30 da manhã e serão disponibilizadas 300 doses.
No sábado (15) haverá o dia D, das 7h às 17h, de vacinação nas UBS contra a covid-19 para pessoas do grupo de doenças crônicas e condições clínicas especiais com 50 anos ou mais, incluindo hipertensos e diabéticos, gestantes e puérperas com comorbidades com idade entre 18 e 59 anos, portadores de deficiência cadastrados no Programa BPC, com idade entre 18 e 59 anos.
Descrição do grupo de doenças crônicas e condições clínicas especiais.
DOCUMENTAÇÕES NECESSÁRIAS:
Para receber a primeira dose, todos os grupos precisam apresentar RG, CPF, cartão do SUS, cartão de vacinação e comprovante de residência ou cartão da família em nome da pessoa que será vacinada.
Para alguns dos novos grupos, será necessária a apresentação de documentos específicos, sendo eles:
Os laudos médicos podem ser aceitos com datas de até um ano atrás, e ficaram retido.
No caso de Trabalhadores da Educação da Rede Pública e Privada: Contracheque de Abril/Maio de 2021
Para Profissionais de Força e Segurança: Carteira de Identificação profissional e comprovante de residência
Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros, urbano, intermunicipal e interestadual – motoristas e cobradores: Contracheque de Abril/maio de 2021 e Carteira de Trabalho com Registro da função exercida.
Todos devem portar RG, CPF e carteira de vacinação juntamente com a documentação extra para os grupos específicos.
Haverá agendamento da dose 2 em todas as Unidades Básicas de Saúde, durante funcionamento regular, para quem tomou dose 1 da Oxford/Astrazeneca entre 20/01 a 11/02/2021.Para trabalhadores da Saúde que ainda não se vacinaram, continua disponível o pré-cadastro para dose 1 em nosso site.
Para os diabéticos e hipertensos que já são acompanhados na UBS, a vacinação ocorre de forma nominal produzida pelas equipes de saúde da família. Ou seja, no dia em que a vacina estará disponível nas UBS, essas pessoas não precisam levar laudos que comprovem a comorbidade.
Não haverá mais agendamento para receber a vacinação contra a covid-19! Quem já realizou o agendamento será atendido, porém a partir de agora não será mais necessário para dose 1. As vacinas serão aplicadas de acordo com ordem de chegada para os grupos específicos designados.