Logotipo da Prefeitura de Teixeira de Freitas
Portal da Transparência

Encerramento do Plano de Formação Continuada 2022 ocorreu nesta quarta (16); saiba mais


16 de novembro de 2022 - 14:52 | Imprimir
Encerramento do Plano de Formação Continuada 2022 (Foto: Wesley Morau)

Nesta quarta-feira (16), ocorreu o último encontro do Plano de Formação Continuada Territorial 2022 com o tema “Seminários territoriais: Saberes e Fazeres”, que reuniu educadores dos municípios integrantes do Núcleo Territorial de Educação (NTE – 07), que tem Teixeira de Freitas enquanto cidade-sede. O objetivo do encontro é fortalecer a Política da Formação Continuada para o aprimoramento da qualidade da educação pública baiana.

 “Estamos em um período bastante desafiador que é o pós-pandemia; isso vai exigir bastante de nós, educadores, para que possamos superar as dificuldades e exercer o papel de formadores de cidadãos com maestria. Sendo assim, estar em permanente formação é essencial para a prática pedagógica efetiva e de qualidade”, explicou Regiane Chuaith, secretária de Educação e Cultura de Teixeira de Freitas.

Decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2020, a pandemia de Covid-19 suspendeu a realização de aulas enquanto estratégia de isolamento social. Com isso, estudantes e profissionais da educação tiveram que se adaptar ao ambiente virtual, aderindo práticas, habilidades e metodologias que adaptassem o planejamento pedagógico a nova realidade.

Sendo assim, o Plano de Formação Continuada visou compartilhar estudos dos municípios integrantes do NTE – 07 sobre as implicações e desafios dos professores durante e após a pandemia, destacando a versatilidade e as novas políticas de formação adotadas, como destaca Maria Claudia Leite dos Santos Almeida, diretora pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura: “nesse encontro, tivemos a oportunidade de compartilhar com os educadores das cidades vizinhas sobre como nos adequamos a esse cenário a fim de fazer a educação teixeirense prosperar, além de poder aprender sobre as realidades vizinhas”.

Pular para o conteúdo