O dia 19 de maio foi instituído pela Organização Mundial dos Médicos de Família (WONCA, em inglês) em 2010 como o Dia Mundial do Médico da Família e Comunidade, a fim de evidenciar os profissionais cuja especialidade médica necessária em todas as áreas de atenção primária dos sistemas de saúde ao redor do mundo.
Proporcionando atenção integral e contínua tanto no âmbito individual como no familiar, o médico da Família e Comunidade estabelece uma abordagem multidisciplinar através dos contextos biológico, psicológico e social: uma mesma enfermidade pode se manifestar de formas diferentes, de acordo com cada experiência de vida e suas singularidades. Assim, a efetividade destes trabalhadores gerencia os recursos disponíveis de forma humanizada por meio de uma atuação estratégica.
A Dra. Saira Neres, médica da Família e Comunidade que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Lourenço 2 há seis anos, reforça a importância da área em Teixeira de Freitas: “conforme os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS), vamos muito além da saúde física, e isso é significativo na qualidade de vida dos nossos pacientes. Me sinto privilegiada em seguir essa especialidade, que ainda é um desafio no Brasil mas vem ganhando credibilidade. Isso se deve a nós, profissionais de excelência”.