Logotipo da Prefeitura de Teixeira de Freitas
Portal da Transparência

Dia da Mata Atlântica: Meio Ambiente e Arboretum plantam 60 mudas de espécies do bioma e reforçam a conscientização


27 de maio de 2021 - 12:13 | Imprimir

Recuperar áreas, promover ação de educação ambiental e fortalecer parcerias. Foi o objetivo da ação realizada pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com o Programa Arboretum nesta quinta-feira (27), dia em que comemora a importância da Mata Atlântica. Para isso, foi realizado mais um plantio de mais 60 mudas de exemplares da Mata Atlântica na Área de Preservação Permanente (APP) do Bairro Portal Sul. Na última semana havia sido plantadas 60, totalizando 120 mudas plantadas.

Em relação à data, o promotor de Justiça, titular da Promotoria Regional Ambiental de Teixeira de Freitas, Fabio Fernandes Correio, explica a importância do bioma e de sua recuperação: “Dia 27 de maio, comemoramos o dia da Mata Atlântica, este bioma no qual reside mais de 70% da População Brasileira, mais também é um dos mais ameaçados do planeta, restando 12% da sua cobertura florestal original, aqui em Teixeira de Freitas desenvolvemos o programa Arboretum, de conservação e restauração da diversidade florestal justamente para que possamos desenvolver projetos de áreas degradadas ou alteradas com espécies de origem conhecida e com qualidade e principalmente com diversidade de espécies que a Mata Atlântica exige para sua composição”.

Com essa preocupação, a Secretaria de Meio Ambiente tem realizado ações de plantio de mudas de espécies como a Boleira, Aroeira, Pau D’Alho, Jacarandá, como ressalta a secretária Sabrina Rampinelli: “Nossa intenção é ter ações permanentes que visem estas parcerias, inclusive também com a população, para que possamos unir forças para garantir a recuperação de áreas e fazer este plantio de mudas é uma das ações que vamos realizar”.

Para esta ação, participaram as crianças do bairro que fizeram este novo plantio: “Queremos envolver a comunidade, criar este sentimento de pertencimento, de cuidado e de preservação do meio ambiente”, reforça a secretária.

Pular para o conteúdo