A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, implementa o Táxi da Gestante na rede de saúde do município. O intuito da iniciativa é assegurar o acesso, a cobertura e a qualidade do acompanhamento durante o período gestacional.
O serviço é prestado das Unidades Básicas de Saúde (UBS) até a Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI) a partir de visitas pré-agendadas de gestantes a partir de 27 semanas de gestação, que são recebidas pela equipe do Serviço de Humanização e orientadas sobre o fluxo de atendimento na unidade, sendo apresentadas também às doulas – que fornecem informações necessárias sobre as fases do parto. O horário de funcionamento é das 7 às 11 horas, e das 13 às 17 horas.
O Táxi da Gestante também garante o deslocamento das gestantes atendidas nas UBS que necessitam de avaliação obstétrica imediata após atendimento. Em casos de pacientes em trabalho de parto ativo, deve ser acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) através do número 192 e pelo 3291-1551.
A administração pública atual busca cumprir com as diretrizes da Rede Cegonha (RC) e a Rede de Assistência Materno Infantil (RAMI), estratégias governamentais instituídas em 2011 e 2022, respectivamente, que buscam estimular novos modelos de atenção materno-infantil, com o foco no acolhimento e no fortalecimento do vínculo dos usuários com os serviços de saúde. “Queremos trazer segurança e conforto às gestantes teixeirenses. Esse é um momento único na vida destas mulheres, e o fortalecimento de serviços que promovam a qualidade de vida da mãe e do bebê é essencial”, explica Gisely Alcântara, diretora da Linha de Cuidado da Saúde da Mulher.