No último final de semana, foi notificado um grande número de focos de incêndio em Teixeira de Freitas que atingiram áreas de preservação, reservas legais, áreas próximas a residências, e proximidades de estradas como BR 101 e BA 290.
Com atuação em conjunto com o Grupamento de Bombeiros Militar, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas (através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria de Infraestrutura) ofereceu suporte logístico com pessoal e caminhão pipa para atender as demandas e a Defesa Civil atuou com a equipe de brigadistas, treinada para momentos como este.
Dois oito focos de incêndio deste fim de semana, 4 tiveram auxílio das equipes da Prefeitura Municipal, garantindo que a situação fosse amenizada com ainda mais rapidez e agilidade.
O fenômeno, geralmente causado por ações humanas como o ateamento de fogo em lixo e folhas secas, é intensificado pelas ondas de calor que atingem todo o país sob efeito das mudanças climáticas, causando impactos significativos no ecossistema, na qualidade do ar e na segurança dos cidadãos.
Buscando mobilizar a população sobre os riscos das queimadas, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas estabelece algumas orientações para que seja possível prevenir o surgimento de focos de incêndio no município. Confira:
Nunca queime o lixo doméstico, entulhos e folhas secas, principalmente em locais próximos à áreas de vegetação;
Não jogue pontas de cigarro acesas, latinhas ou garrafas nos acostamentos de rodovias ou região de matas;
Evite queimar para renovar pastagens ou áreas de plantação. Procure alternativas sustentáveis para esta ação;
Fazer aceiros (faixas ao longo das cercas livres de vegetação da superfície do solo) nas propriedades rurais e fique atento a qualquer surgimento de queimada;
Mantenha limpa a sua propriedade na zona urbana, caso seja um proprietário de terreno, mesmo com pouca ou nenhuma vegetação;
Em casos de queimadas, denúncias podem ser feitas às autoridades responsáveis pelos números 193 e 3011-2777.
A administração pública reitera a importância da contribuição da população para evitar a formação de focos de incêndio, especialmente em áreas de preservação ambiental.