Logotipo da Prefeitura de Teixeira de Freitas
Portal da Transparência

Cinturão Verde: assistência técnica da Prefeitura garante sucesso de hortas familiares na região


23 de outubro de 2024 - 14:08 | Imprimir

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da equipe técnica da Secretaria de Agricultura, realizou na sexta-feira (18) uma visita à comunidade Bela Manhã para a prestação de assistência técnica a seis produtores locais. A visita in loco faz parte do acompanhamento contínuo para garantir o sucesso das hortas familiares implantadas através do projeto Cinturão Verde, parceria entre a administração pública, a empresa Suzano e o Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (CEDAGRO).

O Cinturão Verde — que já beneficiou 123 famílias nas comunidades Menino Jesus, Fábio Santos e Bela Manhã — tem como objetivo principal promover a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida em comunidades rurais, por meio da implementação de hortas familiares. Com capacitação e apoio técnico aos produtores, o projeto busca fomentar a produção de alimentos saudáveis, promovendo a autonomia financeira, a sustentabilidade e a segurança alimentar. Além disso, incentiva práticas agrícolas sustentáveis, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e para a redução da pobreza, o que retira famílias da linha de vulnerabilidade e oferece tanto melhores condições de vida como novas perspectivas para o futuro.

Com foco no desenvolvimento sustentável, a Prefeitura lidera a implantação e execução do Cinturão Verde, garantindo uma prestação de contas transparente e eficiente quanto ao uso dos recursos. O Instituto CEDAGRO, como gestor financeiro, é responsável pela correta alocação de recursos, garantindo que os objetivos do projeto sejam alcançados de maneira eficaz. Já a Suzano, através do seu Programa de Mapa de Oportunidades, desempenha um papel essencial como principal apoiadora financeira, garantindo o sucesso e o impacto positivo dessa iniciativa.

Participaram da visita na comunidade Bela Manhã o estagiário Juan Gomes, a servidora Marilene Petsolt e a engenheira florestal Jéssica Gouveia, atual coordenadora do projeto.

Pular para o conteúdo