Logotipo da Prefeitura de Teixeira de Freitas
Portal da Transparência

Assessoria do Governo do Estado divulga informações falsas sobre atendimentos em saúde de Teixeira de Freitas


24 de maio de 2024 - 18:13 | Imprimir

A assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicou uma nota oficial na qual realiza acusações falsas sobre o atendimento prestado no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). O texto menciona um contrato para a realização de cirurgias ortopédicas que é antigo, firmado em 2018, com uma verba que não é enviada regularmente e sim que seria disponibilizada para pagar a cirurgia após a sua realização. Porém, tal contrato nunca foi utilizado pela atual gestão municipal.

Além disso, é de competência do Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), conforme pactuado de acordo com a última CIB, a urgência e emergência de procedimentos de alta complexidade, inclusive de cirurgias ortopédicas como a correção de fratura exposta e fechada de membros (conforme print abaixo).

Antes da inauguração do Hospital Estadual, o HMTF sempre atendeu às emergências e urgências de cirurgia geral e ortopédica de todo o Extremo Sul e até mesmo cirurgia pediátrica e ortopedia pediátrica, mesmo não tendo credenciamento para pediatria. Ou seja, o HMTF não é referência na área de Pediatria, conforme disseminado pela comunicação da Sesab, mas por ser a porta de entrada de urgência e emergência, operava e fazia procedimentos em crianças e adolescentes de todo o Extremo Sul com recursos próprios para salvar vidas.

Agora que as urgências e emergências são atendidas pelo Hospital Estadual Costa das Baleias, a obrigação destes atendimentos deixam de ser do município e passam a ser do Estado. Se o HMTF atendia as crianças mesmo sem o credenciamento, o caminho natural é que o mesmo seja feito pelo HECB.

Há mais de 40 anos o HMTF funciona de portas abertas atendendo não só Teixeira de Freitas, mas toda a região, utilizando milhões de reais de recursos próprios mensalmente garantindo o atendimento da população. O funcionamento do hospital estadual, no entanto, ocorre na modalidade “porta fechada” (quando só são atendidos pacientes encaminhados por outros serviços), o que obriga acidentados e politraumatizados a procurarem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para a espera de vaga no HECB,causando atraso em atendimentos que exigem rapidez e eficácia.

A Prefeitura de Teixeira de Freitas reafirma seu compromisso com a verdade e a transparência nos serviços prestados à população. A divulgação de informações falsas que vão contra ao que foi legalmente estabelecido prejudicam a confiança de toda a região do Extremo Sul baiano em instituições públicas e que devem garantir a devida assistência e o bem-estar dos cidadãos.

Pular para o conteúdo