O número de casos positivos para COVID-19 tiveram um aumento alarmante no mês de novembro em Teixeira de Freitas, com 55 notificações e 83 considerados ativos – segundo boletim divulgado no dia 30. Para que seja possível conter a transmissão da doença e impedir a sobrecarga do sistema de saúde do município, é essencial que a população teixeirense fique atenta a sintomas que possam indicar contaminação pelo coronavírus.
Febre, tosse persistente, coriza, espirros e dores de cabeça e garganta são indicativos que a pessoa possa estar com COVID-19. Entretanto, tais sinais podem ser manifestações de outras síndromes gripais: no início de 2022, por exemplo, houve um aumento nos casos de gripe e o surto de vírus Influenza A no Brasil.
Para que haja a confirmação de caso para o novo coronavírus, é necessário buscar a Unidade de Saúde da Família (USF) no quarto dia de sintomas, de segunda a sexta-feira, das 15 horas às 16h30. O teste sai em 20 minutos, mas pode haver casos de agendamento conforme o dia de sintomas atual do paciente e as demandas da unidade.
Devido à época de festividades e Copa do Mundo, a aglomeração de pessoas pode ocasionar uma elevação de risco da transmissão da COVID-19. Clique aqui para saber das demais orientações de cuidado contra a doença e aqui para acessar o calendário de vacinação. O autocuidado e o cuidado com o coletivo são importantes neste momento, para que haja o controle eficiente da disseminação da COVID-19 em Teixeira de Freitas.