Buscando aprimorar o sistema educacional da rede pública de ensino, foi iniciado o período de aplicação de avaliações externas nas escolas municipais de Teixeira de Freitas — mais especificamente, o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O SABE tem como objetivo fortalecer o processo avaliativo nas unidades escolares, identificando indicadores pedagógicos que subsidiem a atuação da Secretaria de Educação do Estado (SEC), responsável por esta avaliação; e das escolas nos processos de aprendizagens dos estudantes. São provas anuais realizadas com as turmas de 2º,5º e 9º ano, com os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. O município de Teixeira de Freitas iniciou a aplicação desta prova no ano de 2022 e em 2023 ocorre entre os dias 16 e 20 de outubro em todas as escolas que ofertam essas turmas, desde que tenham mais de dez matrículas.
O Saeb, por sua vez, é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. As provas são aplicadas a cada dois anos para estudantes do 5º e 9º ano que tenha mais de 10 matrículas em sala, com os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática — permitindo uma análise dos níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados e explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. Este ano, as provas do Saeb irão ocorrer na semana de 23 a 27 de outubro.
Investimentos na educação teixeirense
Buscando um melhor desempenho dos estudantes de Teixeira de Freitas nas avaliações do Saeb, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas realizou em março deste ano a entrega dos kits Vida Linguagem e Vida Matemática, que apresentam atividades elaboradas conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para cerca de 1.400 alunos do 9º ano das instituições da rede pública municipal.
A gestão atual revolucionou a estrutura da rede municipal através de obras de qualidade. Já são 33 escolas reformadas e 12 com os serviços em execução para proporcionar um ambiente adequado aos alunos e professores. 4 quadras poliesportivas, 14 refeitórios e 18 pátios reformados são alguns dos serviços de ampliação e manutenção para o bem-estar e conforto durante as aulas. Com o uso da energia solar, já começou a instalação de ar condicionado nas salas de aula da rede pública.
Tendo a perspectiva de que a educação de qualidade começa cedo, a administração pública transformou 5 locais que estavam abandonados por outras gestões em creches de alto padrão, que finalmente acolhem e transformam a vida das crianças teixeirenses. Merenda de altíssima qualidade, novas mesas e cadeiras para alunos e professores, brinquedos para as crianças e materiais didáticos são investimentos que ultrapassam os limites da sala de aula, beneficiando a sociedade como um todo.