Ações para inclusão: apresentação do 1º Diagnóstico Socioterritorial de Teixeira de Freitas ocorreu nesta terça (15)

15 de outubro de 2024 - 19:05 | Imprimir
Apresentação do 1º Diagnóstico Socioterritorial de Teixeira de Freitas (Foto: Junior Origem)

Nesta terça-feira (15), ocorreu no auditório da Escola Municipal Nosso Lar a apresentação de resultados do 1º Diagnóstico Socioterritorial, com recorte para aAção de Erradicação e Prevenção do Trabalho Infantil (AEPETI) e elaboração do Plano Municipal, contratado pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas. O diagnóstico é essencial para identificar necessidades, orientar decisões e promover inclusão de comunidades, permitindo um planejamento de políticas públicas mais eficaz e participativo no Município.

O evento contou com a participação de diversos representantes da Administração Pública, como a Secretária de Promoção Social e Cultura, Penélope Belitardo. Para ela, “esse é um sonho realizado por nossa gestão; com os os resultados apresentados, será possível tratar ações, projetos e recursos para as comunidades que mais precisam”. Marielly Renor, Diretora da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, ressaltou que o 1º Diagnóstico Socioterritorial “é uma construção coletiva, de busca e coleta de dados para definir o nosso plano de ação em prol do bem-estar social nos próximos anos”.

O diagnóstico ajuda a, por exemplo, identificar grupos marginalizados e vulneráveis para elaborar estratégias que promovam a inclusão e a equidade na educação. Segundo Regiane Chuaith, Secretária de Educação, “os resultados expostos vão ajudar no planejamento de ações de combate ao trabalho infantil e o avanço de escolaridade das nossas crianças, promovendo melhor qualidade no atendimento social e escolar dos estudantes”.