Entre os dias 07 e 13 de abril, a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Vigilância Epidemiológica, informou que houve 715 novos casos de arboviroses (dengue, zika e chikungunya) nesta semana. Em relação à semana anterior, houve redução de aproximadamente 15% do número de casos.
Foram notificados, de janeiro até esta semana, 5572 casos. Houve 01 óbito de um homem de 33 anos com comorbidades, por chikungunya e mais quatro estão em investigação na câmara técnica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) por possível relação com chikungunya.
Houve 01 óbito suspeito por dengue no dia 04 de abril de 01 homem de 58 anos com comorbidades, que está em investigação.
De acordo com o último censo de ocupação de leitos, há 3 pacientes nas enfermarias das redes pública e privada. Há 1 paciente, morador do estado de Minas Gerais, internado na UTI da rede privada. Na Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI), há uma criança internada. Já na Unidade de Pronto Atendimento, há 1 paciente internado. Atualmente, Teixeira de Freitas se encontra em nível de alerta 2 (bandeira laranja) devido aos óbitos em investigação.
Confira abaixo o ranking de bairros com maior ocorrência de arboviroses nesta semana:
São Lourenço – 47 casos
Bela Vista – 23 casos
Jardim Caraípe – 20 casos
Centro – 14 casos
Kaikan – 13 casos
A participação ativa da comunidade na prevenção das arboviroses é essencial para reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e evitar surtos dessas doenças. A Prefeitura disponibilizou o Disk Dengue, canal de comunicação para denúncias sobre possíveis criadouros do Aedes aegypti, que pode ser acessado pelo número (73) 3011-2763 de segunda a sexta-feira.