Nesta semana, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Teixeira de Freitas concluiu o primeiro ciclo do programa Mais Pecuária Brasil, voltado para o melhoramento de rebanho bovino do segmento de corte e leite, sem custo para o pequeno produtor. O serviço alcançou quatro propriedades do município, com a inseminação artificial de 28 animais.
“Enquanto pequeno produtor, considero essa iniciativa muito importante pois até agora não tive condições de aumentar o meu rebanho”, destacou Denilson Rodrigues, beneficiado pela ação. “A expectativa é realizar a venda de futuros bezerros com um lucro maior ou garantir uma matriz genética melhor para o gado; a qualidade das vacas será melhor”.
Reinaldo Medeiros, também produtor rural, ressaltou a importância do conhecimento técnico aplicado no cotidiano: “não conhecia o programa, mas a equipe me informou e busquei aprender mais sobre. Se tem uma pessoa feliz com isso sou eu; com o apoio da Prefeitura, o gado leiteiro e de corte da nossa cidade vai melhorar”.
Conheça o procedimento
Parceria entre a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (CONAFER), Alta Brasil e a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, a primeira fase do protocolo utilizado foi o de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) – que consiste em palpação via exame ultrassonográfico e seleção das fêmeas bovinas –, dosagem hormonal e aplicação de implante de progesterona. Tal protocolo prepara os animais aptos a serem inseminados com sêmen de qualidade, oriundo de touros provados de origem de uma central conceituada, que se trata da Alta Genetics.
O primeiro ciclo contou com a participação dos médicos veterinários Aloisio Baião (lotado na secretaria), Bia Carôso (da CONAFER) e do engenheiro agrônomo Arthur Liscombe. Os produtores interessados em participar da segunda rodada podem procurar a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Teixeira de Freitas para serem atendidos.
Endereço
Av. Pres. Getúlio Vargas, 5390 Bairro Santa Rita – CEP: 45985-333 (Próximo a Sec. Infraestrutura)
Horário de funcionamento
07h às 12h – 14h às 17:00
Telefone
(73) 3011-2738