Na última quinta-feira (15), o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) emitiu parecer prévio recomendando a aprovação, com ressalvas, das contas referentes ao exercício de 2021 de onze prefeituras baianas, dentre elas a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas. Tanto as contas do governo como as de gestão foram englobadas pelo parecer.
As contas de gestão se referem à execução do orçamento e dos atos administrativos permanentes (como licitações e contratos) das unidades jurisdicionadas (secretaria, órgão). As contas de governo, por sua vez, são voltadas para a execução orçamentária dos poderes do município, com o resultado das metas fiscais, e índices de aplicações nas áreas de Educação e Saúde – abordando também a transparência para o devido controle social.
A aprovação de contas da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas pelo TCM-BA é reflexo de uma administração responsável, guiada pelo respeito aos teixeirenses, transparência e cumprimento das exigências legais, tendo a qualidade de vida dos habitantes do município enquanto prioridade.