A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Agricultura, concluiu no mês de setembro as avaliações das cinco unidades demonstrativas do Programa de Ação Territorial ( PAT) da Mandiocultura que foram implantadas em 2021.
O resultado foi bastante satisfatório, tendo em vista que a produção tradicional de mandioca no Brasil é em média de 8 a 12 toneladas por hectare – segundo o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) – e a média da produção das unidades demonstrativas foi de 39,06 Ton/Ha usando a SBR Formosa, variedade melhorada de mandioca que apresenta resistência à bacteriose e tolerância à seca. Confira os desempenhos individuais das unidades:
Além do peso das raízes com casca, foram avaliados os pesos das raízes sem casca, da planta inteira, da raspa, a quantidade de manivas acima de um metro, a quantidade de raízes comerciais, a altura da planta e a espessura do coleto.
Devido ao alto valor nutricional e a tolerância às condições de estiagem, a mandioca é uma excelente alternativa para a produção e consumo por pequenos produtores rurais. É essencial, no entanto, a compreensão dos métodos de manejo e monitoramento do solo, pragas e doenças para que a mandiocultura atinja seu máximo produtivo.
O PAT Mandiocultura é uma ação do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), onde o município é também parceiro, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Suzano/Polímata, UFSB, Ceplac, demais prefeituras dos municípios participantes e outras instituições. Seu principal objetivo é fomentar a cadeia produtiva da mandioca na região Extremo Sul.