A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas parabeniza todas as mulheres do município pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (08). Além dos eventos que já estamos promovendo através da Secretaria de Esporte e Lazer, desde o último domingo (06), e de ações direcionadas às assistidas pela Secretaria de Assistência Social, também temos a honra de trazer três histórias de mulheres guerreiras que fazem a diferença na nossa cidade.
Uma das pioneiras no futebol feminino do município, Edna Ferreira, de 47 anos, é atleta desde 1991, e foi descoberta por um radialista quando a viu jogando futebol de várzea com os amigos no bairro Monte Castelo. Edna trabalha com esporte há 20 anos e, atualmente, é treinadora do futebol feminino de futsal de Teixeira de Freitas. Além disso, a atleta também foi jogadora da seleção da cidade e incentiva cada vez mais as meninas a estarem em espaços do esporte.
“Sou atleta desde 1991, trabalho na área de esporte há mais ou menos 20 anos, e hoje tenho um projeto social aqui no ginásio pela Secretaria de Esportes. Para mulher é muito complicado porque tem aquilo que jogar futebol é para homem, não é para mulher. Mas agora, graças a Deus, são desafios que nós estamos conseguindo alavancar”, conta Edna.
Dona Maria de Lurdes dos Santos trabalha na Feira do Mercado Municipal de Teixeira de Freitas (mais conhecido como Mercadão) desde os 9 anos e disse ter muita honra de prosseguir com os negócios da família, pois começou a trabalhar com sua mãe e, atualmente, com os filhos:
“Eu já tenho uns 30 e poucos anos de feira porque eu cheguei com 9 anos de idade. Eu comecei no início com a minha mãe, e nesse tempo já estou com 52 anos. Aqui mesmo eu cresci, aqui mesmo eu casei, aqui mesmo eu criei meus filhos, coloquei meus filhos no mesmo ramo, no mesmo comércio, para mim é só alegria. Para mim é uma honra trabalhar nessa feira”.
Nesta mesma feira também trabalha Alessandra Silva Fernandes, filha de dona Maria da Penha de 55 anos, empreendedora há mais de 20 anos. Mãe e filha trabalham juntas e sustentam as duas casas com a venda de seus produtos.
“Eu me sinto muito bem no dia a dia aqui, dificuldade eu senti no começo, mas quando foi organizando, foi chamando mais atenção dos clientes. Graças a Deus crio meus filhos através da feira e minha mãe também me ajuda. Somos nós duas. Eu saía na rua pra vender na bacia de tempero e vinha até o Mercadão. Graças a Deus estamos vivendo e sustentando duas casas, a minha e a dela. Daqui que tiramos o nosso pão de cada dia”, relatou Alessandra.
O que as três cidadãs teixeirenses têm em comum? A compreensão da importância do Dia Internacional da mulher. Para Edna, “essa data é especialíssima porque nós mulheres somos muitos discriminadas por quase tudo, no trabalho, no esporte, no salário”. Dona Maria de Lurdes também fala com orgulho sobre ser mulher: “É uma alegria ser mulher, trabalhar com dignidade, com honra. A mulher é guerreira, destemida, nós mesmas partimos para a luta”.
A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas valoriza a competência da mulher possibilitando a atuação na política. Atualmente a gestão conta com 8 secretárias de um total de 13 secretarias, além de aproximadamente 70% de servidoras em seu quadro. “As mulheres têm total habilidade para fazerem gestão pública e no município valorizamos esse conhecimento e experiência. Meus parabéns a todas as mulheres de nosso município, entendemos seus direitos e estamos aqui trabalhando para que sejam cumpridos”, acrescentou o prefeito Dr. Marcelo Belitardo.
Teixeira de Freitas também conta com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (COMDDIM), que é composto por representantes dos setores público e privado, e que tem por objetivo fiscalizar os órgãos que trabalham pela causa da mulher, criar projetos, promover a diminuição do preconceito, dentre outras atividades.
A presidente do COMDDIM, Yara Lopes, ressalta a importância desta data e finaliza falando sobre a relevância deste Conselho para a nossa cidade: “Apesar de já termos conquistado legalmente muitos direitos, ainda precisamos batalhar para que eles sejam cumpridos. Como conselheiras, estamos ao lado de cada mulher de nossa cidade para que não sejamos diminuídas ou discriminadas e tenhamos espaço no mercado de trabalho, na política, no esporte e em todos os locais que desejarmos. Convidamos as mulheres a conhecer nosso trabalho e caminhar conosco em busca de uma sociedade mais justa”.