Em dados apresentados pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Saúde, dos últimos doze pacientes que estiveram internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com Covid-19 entre os dias 2 e 24 de janeiro de 2022, sete não completaram o esquema vacinal contra a doença.
Isso significa que apenas 5 dos 12 internados em estado grave tomaram as duas primeiras doses da vacina. Dos 7 que não completaram o esquema vacinal, 3 não tomaram nenhuma dose do imunizante. Dos 27 internados, entre enfermaria, UMMI e UTI, 7 testaram positivo para H3N2 e um para Influenza A. Os dados apresentados mostram ainda que grande parte dos pacientes que chegaram a ser internados na UTI tem mais de 60 anos. Houve ainda internação de crianças menores de 5 anos que também não receberam a vacina contra Covid.
Com preocupação com a alta do número da doença, o prefeito Dr. Marcelo Belitardo ressalta a importância da vacinação: “Infelizmente ainda temos pessoas que não completaram sua vacinação, observamos com os números que temos o quanto é importante vacinar contra a Covid-19, pedimos que as pessoas não deixem de tomar a 1ª, a 2ª e a dose de reforço”.
O secretário de Saúde Danilo Ricardo alerta sobre o aumento dos casos. De 1º de janeiro até segunda-feira (24), Teixeira de Freitas registrou 597 casos da doença e quase 5000 de síndrome gripal: “Estamos vivendo um período que merece atenção, pedimos que as pessoas mantenham, mais do que nunca, os cuidados, distanciamento social, uso de máscara, álcool em gel e busquem o sistema de saúde em casos de necessidade”.