Em novembro é reforçada a campanha Novembro Roxo, mês que conta com o Dia Mundial da Prematuridade, 17. Em Teixeira de Freitas o atendimento a prematuros é referenciado na Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI). A unidade atende gestantes, parturientes e crianças e dispõe de 88 leitos, sendo que 10 destes são de UTI Neonatal, únicos existentes no município de Teixeira de Freitas para atendimento a esse público.
A diretora da unidade Andreia Santos Soares ressalta a importância da unidade no atendimento aos prematuros que nascem em Teixeira de Freitas: “Somos unidade referência para este atendimento em Teixeira de Freitas e também no Extremo Sul, um serviço de grande importância que salva muitas vidas. Todos os profissionais que atuam em nossa UTI fazem um trabalho com muito profissionalismo e dedicação”.
A campanha Novembro Roxo além de reforçar sobre o atendimento realizado, também promove a conscientização em relação à prevenção, já que em muitos casos a prematuridade pode ser evitada, como explica o médico especialista em Pediatria e Neonatologia, Dr. César Passamani: “Muitos partos prematuros podem ser prevenidos com algumas medidas como a realização de acompanhamento pré-natal adequado, comparecendo às consultas e realizando os exames. Outras ações que podem ajudar são evitar consumo de cigarros, drogas e bebidas alcoólicas, controlar o ganho de peso e manter boa higiene bucal com acompanhamento do dentista da unidade básica”.
A secretária de Saúde Cristiane Silva, enfatiza que ” O objetivo do Novembro Roxo é alertar sobre o crescente número de partos prematuros e principalmente como preveni-los. Essa condição de nascimento abala a estrutura emocional de toda a família; geralmente o bebê prematuro permanece por um longo período em unidade hospitalar e a prevenção através da realização do pré-natal é fundamental para redução dos casos. “
A média mensal da UMMI é de 3,5 mil atendimentos e 270 partos, entre normais e cesárea.A equipe da UMMI é formada por 196 servidores, sendo 45 da junta médica, atendendo 24 horas por dia gestantes, parturientes e crianças.
O prefeito Dr. Marcelo Belitardo entende a importância do atendimento às mulheres e crianças de Teixeira e região e explica que houve investimento em equipamentos para a unidade: “Recentemente fizemos o investimento em novos respiradores e monitores multiparâmetros, equipamentos de grande importância para o atendimento especializado nas unidades e alguns deles foram destinados para a UMMI”.