A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Guarda Municipal, e a Polícia Militar atenderam denúncia de maus-tratos neste domingo (1°). As equipes foram acionada e ao chegarem ao local foram surpreendidas com animais presos e outros ferido e contactaram a Secretaria de Meio Ambiente para medidas legais.
A situação foi constatada no Distrito de Duque de Caxias. O caso foi acompanhado pelos agentes da Guarda e policiais da 87ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).
“É lamentável esta situação de maus-tratos contra os animais, estamos com apoio para conter este caso e pedimos as pessoas que denunciem estas práticas”, destacou o secretário de Segurança capitão Gonsalves.
Foram apreendidos mais de 50 galos. O caso foi encaminhado para Delegacia.
Organizar ou participar de rinha é crime ambiental, definido no artigo 32 da Lei Federal n°9.605/98, como reforça a secretaria de Meio Ambiente Sabrina Rampinelli: “Nos solicitaram apoio para o procedimento legal, pois as equipes da Guarda e da PM interceptaram uma rinha de galo. Nossa fiscalização compareceu e fez toda ocorrência de acordo a lei, pedimos as pessoas que denunciem estas práticas”.