A Secretaria Municipal de Educação e Cultura inicia nesta segunda-feira, 21, a entrega dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) de proteção individual e coletiva para composição de ações de saúde para enfrentamento da Covid-19 nas escolas da rede pública municipal de ensino.
Os EPI’s foram adquiridos com recursos próprios e do Programa Saúde na Escola (PSE), através da Portaria nº 2.027, de 7 de agosto de 2020, que dispõe sobre a transferência de incentivos financeiros federais aos Municípios e ao Distrito Federal, em caráter excepcional e temporário em decorrência do coronavírus (Covid-19).
Todas as unidades escolares e departamentos da educação receberão um kit composto por álcool Gel, máscaras descartáveis, borrifadores, dispenseres para álcool e termômetros para aferição de temperatura, além de adesivos para sinalização dos espaços. Vale ressaltar que todas as unidades escolares já receberam neste ano face Shields para seus servidores.
A secretária de educação Professora Regiane Chuaith Miranda destacou que o quantitativo de EPI’s foi calculado para atender 71 escolas (conforme o porte, sendo pequeno, médio e grande), 05 departamentos e a sede da Secretaria de Educação.
A secretária ainda afirmou sobre a importância do distanciamento social e o uso de equipamento de proteção, assim como lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel 70%: “São medidas que as escolas devem continuar mantendo para evitar, ao máximo, o aumento de casos de contaminação pelo coronavírus e assim tenhamos segurança para quando houver o momento de retorno das aulas presenciais”.