Realizada de forma remota nesta semana, a reunião do Comitê Gestor do Plano de Ação Territorial – PAT da Mandiocultura acontece trimestralmente e tem o objetivo de acompanhar e direcionar novas ações no Extremo Sul Baiano. Esse projeto é uma ação do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Polímata/Suzano, UFSB, Ceplac, Prefeituras dos Municípios participantes e outras instituições.
Entre os pontos abordados durante esta reunião, estiveram as formações online de técnicos e semipresencial de agricultores familiares dos municípios participantes do PAT da Mandiocultura, o diagnóstico territorial da mandiocultura, o cadastramento das farinheiras, o termo de adesão ao PAT da Mandiocultura e a construção do livro de experiencias exitosas do PAT da Mandiocultura na região.
O representante da Secretaria de Agricultura de Teixeira de Freitas, o assessor técnico Cássio Farias destacou que o município tem avançado na participação do projeto: “Atualmente gestamos 07 unidades demonstrativas do PAT da Mandiocultura, sendo 06 delas implantadas neste primeiro semestre de 2021”.
Entre os principais objetivos do programa está potencializar a Mandiocultura aumentando em 40% a produção local e expandir comercialmente os mais de 600 produtos derivados da mandioca para outros estados e países, construído a partir de uma rede sólida e uma produção contínua de forma sustentável.