Aproximadamente 150 idosos são atendidos pelo serviço de convivência, rede de apoio criada pela Secretaria de Assistência Social em parceria com o CRAS. Atualmente ela funciona de forma remota para os idosos que possuem acesso ao WhatsApp, são criados grupos no aplicativo com moderação de educadores sociais que disponibilizam vídeos e áudios dos mais variados assuntos pertinentes. Para quem não tem acesso, são realizadas ligações de acompanhamento e, se necessário, visitas presenciais.
De acordo com a lei da Super prioridade (13.466/17) os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade. Assim como o estado, a família também tem o dever legal de garantir o bem estar social e a dignidade dos idosos. A vulnerabilidade física e social faz parte do dia a dia de pessoas idosas, por isso a rede de apoio formal e informal é tão importante para que tenham uma vida plena e segura.
Dentro dos fatores de exposição da pessoa idosa a situações de risco, a vulnerabilidade financeira se destaca, por isso foi criado o BPC – Benefício de Prestação Continuada, que assegura o valor de um salário mínimo para pessoas acima de 65 anos de caráter mensal.
Entre 2012 e 2019 a população brasileira com mais de 60 anos cresceu em 29,5% segundo o IBGE, isso significa que entramos em um ritmo de desaceleração de crescimento popular e, portanto, em breve seremos um país de maioria idosa.
Para mais informações entre em contato com a Secretaria de Assistência Social nos números abaixo!
Secretaria de Assistencial Social: (73) 3011-2705 / 3011-2716