O “Melhor em Casa” é o Programa de Atenção Domiciliar de Teixeira de Freitas, que presta atendimento médico, clínico e de reabilitação a noventa pacientes, em média, semanalmente.
“O Melhor em casa é um serviço hospitalar que é fundamental para dar mais humanização ao serviço de hospitalização, que traz muito mais resultados positivos, o tratamento é realizado em casa, com o apoio da família e a atenção dos profissionais de saúde”, explicou a coordenadora do programa, Enf.ª Rosimeire Curvelo.
Com a chegada da nova Gestão do Municipal, o Melhor em Casa agora está com toda a equipe completa. O Programa é composto por duas Equipes Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), com médico, fisioterapeuta, técnico em enfermagem, enfermeiro e uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), com nutricionista, fonoaudióloga, psicóloga e assistente social.
Paciente do Programa, Mariza de Fátima falou que o atendimento humanizado garante mais qualidade de vida. “Eu acho um atendimento excelente, não podemos mais sair e este cuidado vindo em nossa casa é muito importante”.
Entre os maiores benefícios do tratamento domiciliar estão:
Humanização do atendimento/tratamento;
Assistência individualizada e personalizada;
Maior envolvimento da família ao tratamento, o que favorece a recuperação do paciente;
Tranquilidade do paciente por estar mais próximo a seus familiares;
Melhor resposta à terapêutica proposta, quase sempre reduzindo o tempo de internação;
Possibilidade de o paciente estar próximo de sua rotina, seus hábitos e referências, o que ajuda também na recuperação.